06-01-2022
Uso de Drones com Sensores Térmicos
Com o desenvolvimento e massificação do uso de novas tecnologias associadas a drones, estes equipamentos tornaram-se ferramentas essenciais para a gestão de projetos relacionados com uma imensa variedade de setores da economia mundial. A imagem apresentada é um exemplo de leitura de sensor térmico capaz de fazer a monitorização das pás do rotor que captam a energia do vento que o aerogerador converte em energia elétrica - energia eólica.
Os drones habitualmente estão associados a filmagens aéreas realizadas com camaras que operam no espectro do visível, mas são muitas as possibilidades de aplicação quando utilizam outros tipos de câmaras, como é o caso de camaras / sensores térmicos e multiespectrais.
Já existem no mercado drones com sensores térmicos que medem a temperatura de superfície e, como é sabido, todos os objetos (exceto os objetos em zero absoluto) emitem uma medida de calor. Os sensores térmicos capturam essa medida de calor e partilham os sinais com um analisador para proporcionar dados em todo o espetro. A grande parte dos drones combina uma camara especial de infravermelhos com a matriz de sensores térmicos.
Com recurso aos drones os sensores térmicos são cada vez mais um meio de uso fácil no campo das inspeções / diagnósticos. Quem está familiarizado com a agricultura de precisão já faz uso recorrente de drones com camaras térmicas incorporadas para diagnosticar lavouras e gerar leituras capazes de orientar a implementação de medidas agronómicas (novas práticas) com o intuito de ser cada vez mais eficiente e continuamente aumentar a sua produção de alimentos.
Aplicações e utilidade dos sensores térmicos em drones:
Artigos Relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS