Home > Artigos > O James Webb tira uma selfie e recolhe primeiras imagens de uma estrela

15-02-2022

O James Webb tira uma selfie e recolhe primeiras imagens de uma estrela

James Webb - selfie - primeiras - imagens - estrela


Tal como havíamos referido no artigo anterior sobre o tema, a NASA lançou o telescópio James Webb para o espaço no dia 25 de dezembro do ano passado. Tudo parece estar bem encaminhado e o telescópio já começou a tirar as primeiras fotografias.


O seu intuito é mapear o universo ao captar a luz ténue de corpos celestes ainda mais distantes, de há 13,5 mil milhões de anos, quando o Universo era bastante jovem (a idade estimada do Universo pela teoria do Big Bang é 13,8 mil milhões de anos). Os astrónomos esperam obter mais dados sobre os primórdios do Universo, incluindo sobre o nascimento das primeiras galáxias e estrelas.

O novo telescópio espacial James Webb com uma câmara de infravermelhos no telescópio tirou uma selfie a si mesmo, ao seu gigante espelho primário, com um diâmetro de 6,5 metros, revelou na passada sexta-feira a NASA.

 

James Webb - selfieJames Webb - primeiras - imagens - estrela

 

A NASA também informou que todos os 18 segmentos do espelho principal do telescópio parecem estar a funcionar corretamente e que captou o primeiro conjunto de imagens de uma estrela brilhante e isolada na constelação da Ursa Maior. Esta estrela foi escolhida por ser facilmente identificável e não ter estrelas brilhantes nas proximidades, reduzindo assim possíveis interferências de fundo.

O mosaico de imagens captadas pelo James Webb não representa as capacidades totais deste novo telescópio espacial, uma vez que os 18 espelhos principais do equipamento ainda estão em fase de alinhamento.

Nos próximos meses, os segmentos de espelhos hexagonais serão alinhados e focados como um só, permitindo que as observações científicas comecem antes do final de Junho.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS