Home > Artigos > O que é uma Base de Dados e qual a sua importância?

30-03-2022

O que é uma Base de Dados e qual a sua importância?

O que é - Base de Dados - Qual - Importância


Uma base de dados é uma ferramenta de recolha e organização de informações. As bases de dados podem armazenar informações sobre um determinado tema ou domínio (pessoas, produtos, lugares, encomendas ou qualquer outro assunto). São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido (informação) e proporcionam uma maior eficiência durante uma pesquisa ou estudo científico.


Muitas bases de dados começam por ser uma lista simples numa folha de cálculo ou documento. À medida que a lista cresce, começam a aparecer inconsistências e repetições nos dados. Os dados tornam-se difíceis de compreender num formato de lista e as alternativas para realizar pesquisas ou selecionar subconjuntos de dados para revisão são limitadas. Assim que estes problemas começam a aparecer, convém transferir os dados para um Sistema de Gestão de Base de Dados DBMS (Database Management System).

As bases de dados são configuradas e geridas por meio de diferentes linguagens de programação e de pesquisa, tendo como principal o SQL. Já a sua operação é feita mediante o uso de sistemas de gestão de base de dados.

Existem vários Modelos de Base de Dados: Modelo Plano (ou tabular), Modelo em Rede, Modelo Hierárquico, Modelo Relacional, Orientado a objetos e Objeto-Relacional.

Ao contrário dos documentos de diversos tipos, em que a informação é colocada conforme o entender do utilizador (ao seu gosto), numa base de dados a informação encontra-se estruturada, facilitando assim a futura utilização da informação. Desta forma, porque a informação está armazenada, estruturada e relacionada entre si, algo que faz sentido a um só utilizador num dado momento, pode assim ser útil para muitos utilizadores num período mais longo de tempo.

 

Informação - Estruturada - Relacionada - Entre - SiComposição - Modelos - Bases - Dados

 

As Bases de Dados permitem gerir enormes volumes de dados de modo a facilitar a organização, a manutenção e a pesquisa de dados, bem como outros tipos de operações processadas por meios informáticos. São de vital importância para as empresas e tornaram-se a principal peça dos sistemas de informação e de segurança. A principal aplicação das Bases de Dados é o controlo de operações empresariais.

Atendendo à digitalização de tudo que nos rodeia (Big Data, Boom da IoT, disponibilização maciça de dados via satélites, etc.), outra aplicação cada vez mais importante é a gestão de Bases de Dados Geográficas de informações provenientes de implementações / estudos que unem / relacionam informações espaciais às informações convencionais do dia-a-dia.

 

Artigos relacionados:

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações