12-04-2022
O que é a Criptografia de Diffie-Hellman e a Troca de chaves?
Criado em 1976 por Whitfield Diffie e Martin Hellman, daí o nome Diffie-Hellman, foi o primeiro algoritmo de chave pública a ser inventado. Isto significa que os seus autores também são os donos da ideia. Foi o primeiro método prático para estabelecer um código secreto compartilhado num canal de comunicação aberto.
O algoritmo pode ser utilizado para a distribuição de chaves, mas não para cifrar ou decifrar mensagens. A sua segurança reside na dificuldade de calcular logaritmos discretos num corpo finito comparada com a facilidade de realizar uma exponenciação no mesmo corpo.
A ideia geral da troca de chaves Diffie-Hellmann envolve duas partes que trocam números e fazem cálculos simples para obter um número comum que serve como chave secreta.
Ambas as partes podem não saber qual é o número secreto final, mas, após alguns cálculos, ambas ficam com um valor que somente elas sabem sobre o que podem usar para diversos fins, como identificação e como uma chave secreta para outros métodos criptográficos.
A troca de chaves Diffie-Hellmann é um método seguro para a troca de chaves criptográficas que permite a duas partes que não têm conhecimento uma da outra o estabelecimento de uma chave secreta partilhada.
O conceito usa a multiplicação de números inteiros, que sem o conhecimento das chaves privadas de qualquer uma das partes, apresenta uma tarefa matematicamente esmagadora a um disjuntor de código.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS