Home > Artigos > A função Hash é um dos pilares da criptografia moderna

02-05-2022

A função Hash é um dos pilares da criptografia moderna

Função - Hash - Pilares - Criptografia - Moderna


A função Hash é um dos pilares da criptografia moderna e largamente usada hoje em dia. Esta função têm como objetivo principal codificar dados para formar uma cadeia de caracteres exclusiva. Tudo isto, independentemente da quantidade de dados inicialmente inseridos na função. Esta função serve para garantir a autenticidade dos dados, armazenar passwords com segurança e assinar documentos eletrónicos.


Como funciona?

 

Uma função Hash é um algoritmo que mapeia dados de entrada de comprimento variável para dados de comprimento fixo. Os valores retornados por uma função Hash são chamados de “Valores Hash”. A função Hash é usada para resolver o princípio da integridade da criptografia, garantindo que a mensagem não foi alterada durante a transmissão.

 

O algoritmo Hash é conhecido como uma função matemática criptográfica, na qual o utilizador possui dados de entrada e, após passar pela criptografia, os dados apresentam valores de saída, ou seja, as saídas devem possuir o mesmo tamanho (geralmente entre 128 e 512 bits) e o mesmo número de caracteres alfanuméricos.

 

A função Hash criptográfica é utilizada, principalmente, para resumir uma grande quantidade de informações em arquivos.

 

Exemplo:

 

O Hash da palavra "novageo" utilizando a função MD5 é: 514889a4e47833eec2cfc23e417c0b2f.

 

Artigos relacionados:


👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações