Home > Artigos > Aplicações Práticas da Tecnologia Blockchain

25-05-2022

Aplicações Práticas da Tecnologia Blockchain

Aplicações - Práticas - Tecnologia - Blockchain


As primeiras aplicações desta tecnologia foram na área das transações financeiras, até porque a tecnologia nasce associada a uma moeda digital. Mas a blockchain pode ser aplicada em qualquer tipo de transação, financeira ou não, que necessite níveis de confiança significativos entre as partes, e esta preocupação está presente em quase todos os sectores, desde o retalho até ao legal, passando pela relação entre o Estado e os contribuintes, até à saúde ou educação.


Mas a tecnologia blockchain pode ser aplicada a muitos outros setores de atividade. Depois de alguns anos de testes e provas de conceito começam-se a observar alguns casos práticos com resultados demonstráveis. A tecnologia pode servir para gerir serviços tão diversificados como registos prediais, recursos pesqueiros, transportes de mercadorias, serviços financeiros, rastreabilidade de produtos alimentares, saúde, viagens e transportes ou media e entretenimento.

 

Um bom exemplo do futuro uso da blockchain está na verificação das habilitações académicas dos estudantes - veja-se o caso recente da vaga de refugiados vindos da Ucrânia que possuem cursos superiores. Têm as competências e o conhecimento, mas não dispõem da documentação necessária para provar as suas habilitações. A verificação das habilitações académicas destas pessoas teria sido consideravelmente mais fácil em qualquer parte do mundo se o seu diploma estivesse guardado numa blockchain.

 

Outros bons exemplos de aplicação estão associados à indústria alimentar, leite, vinho, etc. ao permitir fazer o registo com tecnologia blockchain da origem do lote (produtor, local, hora, transportador, temperatura, loja, etc.) e de todos os passos da cadeia de valor da embalagem até chegar à mesa do consumidor.

 

Outras possíveis aplicações da Blockchain: Atos administrativos (Registos Prediais, licenças, documentos de identificação); Contratos, certificações; Cuidados de saúde; Diplomas e certificados académicos; Eleições (voto eletrónico); Empréstimos, incluindo hipotecas; Gestão de identidade integrados em dispositivos móveis; Gestão de ativos; Gestão de programas de fidelidade; Monitorização de cadeias de abastecimento; Pagamentos internacionais; Prevenção de fraude; Internet das Coisas; Rastreabilidade de bens; Registo de emissão de acordos de níveis de serviço (SLA); Registo de patentes; Segurança da cadeia de abastecimento de medicamentos e alimentos; Seguros; Liquidação de transações.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações