Home > Artigos > O que é visualização de dados - Comportamento do cérebro

02-06-2022

O que é visualização de dados - Comportamento do cérebro

O que é - Visualização - Dados - Comportamento - Cérebro - Humano


A visualização de dados pega nos dados e transforma-os em histórias visuais que têm significado e impacto para o público.


A visualização de dados é um termo geral que descreve qualquer esforço realizado para ajudar as pessoas a entender o significado dos dados, colocando-os num contexto visual. Padrões, tendências e correlações que podem passar despercebidos em dados baseados em texto, podem ser expostos e reconhecidos mais facilmente com um software de visualização de dados.

 

As atuais ferramentas de visualização de dados vão além dos diagramas e gráficos padrão utilizados em folhas de cálculo, exibindo dados de maneiras mais sofisticadas, como infográficos, indicadores e contadores, cartogramas, mini-gráficos, mapas de densidade e gráficos de pizza, barras e linha. As imagens podem incluir recursos interativos, permitindo aos utilizadores manipular ou aprofundar os dados durante a consulta e análise (drill-down ou roll-up). Também podem ser incluídos indicadores que visam alertar os utilizadores quando os dados são atualizados ou ocorrerem condições pré-definidas.

 

 

O cérebro humano gosta de imagens

 

Somos naturalmente programados para rapidamente processar informações de imagens. Conceitos podem ser transmitidos, resultados exibidos e conversas mantidas. Isto sucede em todas as formas de comunicação, incluindo equipa interna, parceiros de negócios e clientes.

 

Os teóricos de media afirmam que a menos que as nossas palavras, conceitos e ideias estejam amarrados a uma imagem, elas entram por um ouvido, navegam pelo cérebro e saem pelo outro ouvido. As palavras são processadas pela nossa memória de curto prazo, onde podemos reter apenas cerca de 7 (+/- 2) bits de informação.

 

Dizem que “uma imagem vale mais que mil palavras” e de facto já foram desenvolvidos estudos científicos que comprovam a afirmação. Os estudos revelam que 93% da comunicação entre os seres humanos é na área não-verbal. Outros estudos mostram que a linguagem é decodificada em nível linear, enquanto as imagens são decifradas em nível simultâneo. Isto significa que uma imagem pode ser analisada de forma imediata, enquanto a linguagem requer tempo para análise. A visualização de dados vai diretamente ao ponto, economizando tempo crítico e permitindo o próximo passo no desenvolvimento de soluções.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações