Home > Artigos > O uso de Cartogramas para visualização de dados

03-06-2022

O uso de Cartogramas para visualização de dados

Cartogramas - Visualização - Dados


A cartografia é a disciplina que estuda os mapas. Esta disciplina inclui uma grande variedade de opções de análise, porque nos mapas é possível introduzir informação sobre infraestrutura de redes (transporte, eletricidade, água, etc.), acidentes geográficos, áreas administrativas (regiões, municípios, freguesias), fronteiras políticas e no limite qualquer informação que tenha relação com o espaço geográfico.


Um cartograma é uma modalidade específica da cartografia que consiste em representar um território indicando de maneira proporcional os valores de determinado assunto. O cartograma é uma forma de visualização de dados, de apresentação de informações quantitativas numa forma gráfica. Por outras palavras, um cartograma é uma forma de visualização de dados que resulta da transformação de grandes e pequenos conjuntos de dados em algo visual que é mais fácil de entender e processar para o cérebro humano.

 

Por exemplo, um cartograma sobre a população mundial, poderia ser representado por circunferências para se referir a cada país e para ter um guia sobre a escala do mapa especificaria uma informação complementar na qual uma circunferência com área específica corresponderia a uma quantidade de milhões de habitantes. Quanto maior a circunferência maior a quantidade de habitantes.

 

A informação proporcionada neste tipo de mapa é muito mais direta e simples do que qualquer texto escrito ou tabela estatística. As imagens suportadas em cartogramas são um bom exemplo do fenómeno de predomínio do visual sobre a informação escrita e corroboram a famosa expressão que “uma imagem vale por mil palavras”.

 

Por outro lado, os cartogramas como instrumento de visualização de dados têm o intuito não só de facilitar a identificação de padrões, tendências e divergências em grandes conjuntos de dados, mas também de facilitam as comparações entre dados. Obviamente, servem também para identificar, localizar, manipular, formatar e fornecer dados da maneira mais eficiente possível e complementar as explicações de um texto com imagens representativas.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


Contacte-nos 214 213 262

Informações