Home > Artigos > O que é um Gémeo Digital (Digital Twin)?

06-06-2022

O que é um Gémeo Digital (Digital Twin)?

O que é - Gémeo - Digital - Twin


Um Gémeo Digital (do termo inglês Digital Twin) é uma representação digital (cópia virtual / clone / espelho) de um elemento físico, seja ele um modelo, processo, sistema, produto, etc., que funciona em tempo real de forma dinâmica num contexto que replica as suas características reais, com o objetivo de otimizar fatores de performance, eliminando os custos que existiriam na sua produção tangível.


O conceito não é novo. A primeira definição prática de Gémeo Digital surgiu em 2010 na NASA aquando duma tentativa de melhorar a simulação de modelos físicos de naves espaciais.

 

Contudo, só nos últimos anos está a ganhar força devido aos avanços tecnológicos ao nível do 3D, realidades mistas (AR e VR), 5G, Cloud, IoT, Big Data, Data Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning. Todo este recente avanço tecnológico está a reunir as condições para explorar o potencial do conceito Gémeo Digital.

 

O surgimento de todas estas novas tecnologias irá alterar as práticas mais tradicionais ao nível do desenho assistido por computador (CAD) entre outros sistemas baseados em simulação avançada. Nos próximos anos iremos assistir a um novo ciclo que se prevê revolucionário em muitos domínios.

 

Ver vídeo

 

Os Gémeos Digitais são o resultado da modelação / melhoria contínua na criação de projetos e atividades de engenharia. Desenhos de produto e especificações de engenharia progrediram de desenhos feitos à mão para desenhos auxiliados por computador e engenharia de sistemas baseada em modelo.

 

Por outras palavras, todas as fases essenciais (design, criação de protótipo e respetivos testes evolutivos) de um elemento físico são transpostas para um modelo digital que replica todos os aspetos e conformidades de funcionamento, reduzindo assim significativos investimentos nos vários recursos envolvidos.

 

O uso de Gémeos Digitais é aplicado na criação de novos modelos (substituindo o custo de fabrico físico de um protótipo) ou na melhoria de modelos existentes, sendo que neste caso é estabelecida uma conectividade entre os dois “mundos” (físico e virtual) com transferência de conhecimento em tempo real entre os dois elementos, permitindo o estudo, a avaliação e a decisão numa perspetiva controlada e preditiva.

 

O que é - Gémeo - Digital - Twin

 

Basta considerar a complexidade na produção de um novo motor (automóvel, aviação ou marinha) ou na construção de maquinaria industrial, para se perceber os benefícios deste conceito, já que o Gémeo Digital permitirá otimizar todos os detalhes de fabrico e uso, criando a oportunidade para que o elemento físico esteja mais próximo dos requisitos desejados como produto final ou acelerar consideravelmente a produção mínima viável.

 

Artigos Relacionados:


👉 Follow @niuGIS

Contacte-nos 214 213 262

Informações