17-11-2022
Artemis I a Caminho da Lua - Objetivo Marte
Na sequência do nosso artigo relacionado com a Missão Artemis I, publicado no passado dia 09 Set 2022, informamos que foi lançado ontem com sucesso (a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida) o foguetão de 98 metros da NASA mais poderoso da história da exploração espacial. Após duas tentativas falhadas o Artemis I está finalmente a caminho da Lua.
Este programa foi batizado com o nome da irmã gémea mitológica de Apollo na mitologia grega antiga. Artemis visa proporcionar o regresso dos astronautas à superfície da lua já em 2025 (ver 12 Astronautas que já caminharam na Lua - 6 Missões Apollo)
No final do verão, duas tentativas anteriores de lançamento foram goradas por fugas de combustível. O furacão Ian também forçou um regresso ao hangar, no final de setembro.
Embora este ensaio ainda seja realizado sob comando terrestre, esta é a primeira missão espacial da NASA em 50 anos com capacidade para tripulação. Nesta missão estarão 3 manequins e uma mascote de peluche (Snoopy) com a função de medir os níveis de radiação e testar os novos sistemas de preservação de vida, bem como equipamentos projetados para a próxima geração de voos espaciais tripulados de longa duração.
Segundo explica a NASA, esta é a primeira de uma série de missões cada vez mais complexas e um teste de voo não tripulado que fornecerá uma base para a exploração humana do espaço profundo e demonstrará nosso compromisso e capacidade de devolver os humanos à Lua e ir além.
Se a missão de três semanas for bem-sucedida, o foguetão vai lançar uma cápsula (Órion) para uma órbita alargada ao redor da Lua e em dezembro, a cápsula vai regressar à Terra, mergulhando no oceano Pacífico.
Se esta primeira missão for bem-sucedida, um voo tripulado do Artemis II ao redor da lua e de volta pode ocorrer já em 2024, seguida dentro de mais alguns anos com a primeira alunagem de astronautas do programa, um deles uma mulher, com Artemis III.
Segundo o administrador da NASA (Bill Nelson) as razões destas viagens à Lua é aprender a existir e sobreviver naquele ambiente hostil e estar apenas três ou quatro dias longe da Terra e criarmos habitats.
No futuro a NASA pretende instalar colónias humanas de longo prazo em solo lunar. Para isso será necessária a construção de um acampamento-base, que por sua vez permitirá servir de apoio para missões tripuladas a Marte.
Veja aqui o momento de lançamento do Artemis em direção à lua
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS