22-12-2022
Computação em Nuvem - Cloud Computing - Modelos de Serviços - 1 de 2
A computação em nuvem é oferecida em três modelos de serviço diferentes, cada um satisfazendo um conjunto exclusivo de requisitos de negócios. Esses três modelos são conhecidos como:
SaaS:
O software como serviço oferece aplicações acessíveis pela web e que são geridos pelo fornecedor do software. As organizações que aderem a este tipo de serviço ficam livres da pressão constante de manutenção de software, gestão de infraestrutura, segurança de rede, disponibilidade de dados e todas as outras questões operacionais envolvidas em manter as aplicações em funcionamento. A cobrança de SaaS normalmente é baseada no número de utilizadores, tempo de uso, quantidade de dados armazenados e número de transações processadas.
PaaS:
A plataforma como serviço oferece acesso a um ambiente baseado em nuvem no qual os utilizadores podem criar e entregar aplicações sem a necessidade de instalar e trabalhar com IDEs (Integrated Development Environments), que geralmente são muito caros. Além disso, os utilizadores geralmente podem personalizar os recursos que pretendem incluir.
IaaS:
A infraestrutura como serviço oferece uma maneira padronizada de adquirir recursos de computação sob procura e pela web. Esses recursos incluem armazenamento, redes, poder de processamento e servidores privados virtuais. São cobrados segundo fatores como a quantidade de armazenamento que usa ou a quantidade de poder de processamento que consome num determinado período de tempo. Neste modelo de serviço, o cliente não precisa gerir a infraestrutura, cabendo ao provedor garantir a quantidade de recursos e a disponibilidade contratada.
A computação em nuvem continuará a evoluir à medida que as redes ficam mais rápidas e confiáveis. Com esta evolução surgirão oportunidades crescentes para desenvolver modelos de negócios numa economia cada vez mais conectada.
Artigos relacionados:
👉 Follow @niuGIS
RELACIONADAS