Home > Artigos > As Inundações e o Conceito de Período de Retorno

03-02-2023

As Inundações e o Conceito de Período de Retorno

Inundações, Conceito, Período, Retorno


Os últimos 2 meses em Portugal têm sido marcados por uma forte precipitação e temos assistido a constantes inundações em todo o território.


A delimitação de áreas inundáveis permite identificar as áreas em risco e estabelecer áreas suscetíveis de inundação, nas quais deverão ser implementadas medidas de prevenção e de proteção, para uma redução de danos, quer sejam materiais, humanos ou económicos.

 

Esta delimitação tem por base o termo «Período de Retorno» (também chamado de tempo de retorno ou período de recorrência) que consiste no tempo médio entre a ocorrência de eventos da mesma natureza, eventos que a magnitude seja igualada ou superada (ver artigo "O que é Período de Retorno?").

 

No estudo de riscos é comum depararmo-nos com este termo que é habitualmente aplicado a eventos / ocorrências de origem natural, como terramotos, nevões, cheias, ventos intensos, etc.

 

O tempo médio que decorre entre duas realizações consecutivas de um acontecimento da mesma natureza A designa-se por Período de Retorno de A. O cálculo do Período de Retorno de um acontecimento com probabilidade de P(A) é dado por T=1/P(A). «T», corresponde à unidade de tempo (anos) e «P(A)» é a probabilidade de ocorrência de um acontecimento da mesma natureza A.

 

Inundações, Conceito, Período, Retorno

 

A título de exemplo, se pensarmos no risco de inundação das ruas de uma cidade, o período de retorno não nos diz quando é que haverá chuvas intensas o suficiente para que o sistema de drenagem tenha a sua capacidade de escoamento ultrapassada e que disso resultem inundações, mas se aplicarmos o cálculo, em termos simplistas, inferimos que é provável que essa ocorrência seja alcançada em, por exemplo 10 anos. Esta estimativa vai depender da zona em estudo e do registo histórico de ocorrências.

 

No entanto, a seleção do período de retorno continua a gerar alguma controvérsia, devido à diversidade das variáveis que entram na análise e à possível ação combinada entre dois ou mais acontecimentos, que podem contribuir para uma maior e inesperada acumulação de volumes de água.

 

Artigos Relacionados:

 

 

  

 

 👉 Follow @niuGIS

 

RELACIONADAS


24-11-2021
Missão DART
23-07-2021