Home > Artigos > O que são Testes Unitários e quais os seus Benefícios?

23-02-2023

O que são Testes Unitários e quais os seus Benefícios?

O que são, Testes, Unitários, Quais, Benefícios


Métodos de classe e funções são exemplos do que chamamos unidades de código e os testes de unidade, ou testes unitários, visam testar estas unidades individuais do código-fonte separadamente.


A própria criação dos testes unitários já nos dá indicações valiosas sobre o código. Se for difícil ou complexo criar os testes unitários significa que o projeto não foi muito bem desenhado, ou seja, código bem planeado é normalmente código facilmente testado. Há inclusivamente técnicas de desenvolvimento de software que começam por criar os testes e depois desenvolver o código pretendido.

 

Vejamos alguns dos benefícios dos testes unitários:

  • Fazer testes obriga a que o código a ser testado esteja bem dividido e organizado ajudando assim a compartimentar o código;
  • Menos tempo perdido com bugs que escapam por distração, quando não há testes;
  • O código é desenvolvido sem medo de se estar a estragar código já existente, pois os testes avisam imediatamente caso aconteça;
  • Evitam regressões, pois os testes são executados de forma iterativa garantindo que tudo continua a funcionar sempre que se adiciona novas funcionalidades;
  • Os testes funcionam também como documentação implícita, pois lendo os testes permite tirar conclusões sobre o funcionamento original do código.

 

Com um único teste unitário temos um método de verificar uma funcionalidade especifica e decidir se está de acordo com os critérios claros de aprovação previamente definidos. O código é desenvolvido para criar as funcionalidades que resolvem as necessidades e os problemas dos clientes, enquanto que os testes unitários, apesar de serem igualmente código, são escritos para resolver / evitar problemas que surgem durante esse desenvolvimento de funcionalidades.

 

Os testes unitários devem ser criados para todas as funções / métodos declarados como públicos, devem cobrir todos os caminhos de código e verificar casos triviais e extremos, incluindo aqueles com dados de entrada incorretos, chamados testes negativos. Com bons testes unitários garantimos a qualidade e a consistência do software desenvolvido.

 

Artigos relacionados:

 

 

👉 Follow @niuGIS

RELACIONADAS


05-05-2023
ECMAScript

Contacte-nos 214 213 262

Informações